A anemia é uma condição clínica caracterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue, o que acarreta em insuficiência do transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.
Embora não haja dados precisos e estudos sistemáticos sobre esta doença aqui no Brasil, estima-se que ela atinja cerca de 10% de adultos e idosos, com maior porcentagem de gravidade em idosos, mulheres e pessoas de baixa renda.
Em crianças menores de 5 anos, este número pode chegar a 50%, caracterizando um importante problema de saúde pública, uma vez que pode afetar o desenvolvimento, a capacidade cognitiva e a aprendizagem. Além disso, pode deixar a criança mais vulnerável a infecções e com possível retardo no crescimento.
No Brasil, é reconhecível o grande prejuízo provocado pelos índices de mortalidade e morbidade provocados por essa condição. Como consequências, podemos citar:
- Diminuição da produtividade dos indivíduos
- Diminuição da capacidade de aprendizagem em crianças
- Maior probabilidade de contrair infecções
- Diminuição da capacidade cognitiva
Definição de Anemia
A anemia é uma doença multifatorial, ou seja, pode ter diferentes causas, de ordem nutricional ou não. É caracterizada por três possíveis mecanismos:
- Perda de sangue (hemorragias em excesso)
- Produção inadequada de glóbulos vermelhos
- Destruição excessiva de glóbulos vermelhos
Isso significa que, ao contrário do que muita gente pensa, a anemia não ocorre apenas por má-alimentação. Suas origens podem ter natureza nutricional ou não:
Causas Não Nutricionais da Anemia:
- Hemoglobinopatias, como a Doença Falciforme e a Talassemia
- Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD)
- Situações de perdas sanguíneas agudas, como consequência de lesões em acidentes ou durante cirurgias
- Situações de perdas sanguíneas crônicas, provocadas por úlceras de estômago, pólipos intestinais e sangramento menstrual intenso, entre outras causas
- Doenças renais crônicas
- Certos tipos de infecções
- Determinadas condições gastrointestinais e ginecológicas
Causas Nutricionais da Anemia:
- Deficiência de vitaminas, causada por nível baixo ou nulo de vitamina B12 ou folato (ácido fólico).
- Deficiência de minerais, em especial o ferro (anemia ferropriva).
A deficiência de ferro é a principal causa de anemia no mundo todo, representando cerca de 50% dos casos.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas da anemia dependem do tipo e do grau de severidade da doença. Há inclusive casos em que a pessoa permanece assintomática. Em outros casos, porém, a pessoa pode apresentar:
- Fadiga
- Fraqueza
- Pele pálida ou amarelada
- Batimentos cardíacos irregulares
- Falta de ar
- Tonturas
- Dor no peito
- Mãos e pés gelados
- Dores de cabeça
Vale destacar que, no início, os sintomas podem ser bem leves, mas conforme a anemia piora, os sintomas tendem a se acentuar bastante.
Diagnóstico
O diagnóstico da anemia é feito por meio do exame de sangue, ao se constatar níveis baixos de hemoglobina ou redução do hematócrito. Laboratorialmente, a anemia é caracterizada pelos seguintes níveis de hemoglobina:
- Em homens: inferior a 13.3 g/dL
- Em mulheres: inferior a 12.3 g/dL
Tratamento
O tratamento da anemia varia conforme o tipo e as causas. É imprescindível o acompanhamento de um médico especialista para que exista um correto diagnóstico e, consequentemente, um tratamento eficaz. A seguir, estão descritas as principais opções de tratamento para cada caso:
Anemia por deficiência de ferro (ferropriva)
Neste caso em específico, o tratamento é feito com a aplicação de Suplementos de Ferro e mudanças na dieta. Vale destacar que, se for diagnosticada a perda excessiva de sangue por menstruação ou outra condição, é necessário que o médico identifique e trate a causa principal. Em muitos casos, cirurgias são necessárias.
Anemia por deficiência de vitaminas
Nos casos de deficiência de ácido fólico e vitamina C, são recomendados suplementos e ajustes na dieta. Nos casos em que o organismo da pessoa esteja com dificuldades em absorver vitamina B12 por meio da alimentação, o médico pode indicar o uso de vitamina B12 injetável.
Anemia Crônica
Não há um tratamento específico para este tipo de anemia. O foco do médico está na identificação e tratamento da doença primária que está causando a anemia. Nos casos de severidade dos sintomas, o médico pode indicar transfusão de sangue ou injeção de eritropoetina, um hormônio sintético normalmente produzido por nossos rins.
Anemia aplástica (aplasia medular)
Para estes casos, é recomendada transfusão de sangue ou até mesmo o transplante de medula óssea, para os casos nos quais a medula não seja capaz de produzir glóbulos vermelhos saudáveis em nível suficiente.
Anemias associadas a doenças da medula óssea
Tais tipos de anemia são usualmente tratadas com medicação, quimioterapia ou transplante de medula óssea.
Anemias hemolíticas
O tratamento de anemias hemolíticas envolve a interrupção de medicamentos suspeitos (de causar tal condição), tratamento de infecções e uso de drogas imunossupressoras (uma vez que o próprio sistema de defesa do organismo da pessoa pode estar atacando os glóbulos vermelhos).
Anemia Falciforme
O tratamento da anemia falciforme requer o uso de oxigênio, analgésicos e medicamentos orais ou intravenosos para diminuir a dor e previnir complicações. Podem ser recomendados também transfusão de sangue, suplemento de ácido fólico e antibióticos.
Talassemia
A maior parte dos casos de talassemina é leve e não requer tratamento específico. Contudo, em casos severos, podem ser necessários transfusão de sangue, medicações, remoção do baço ou mesmo transplante de células-tronco de sangue e medula óssea.
Cuidados preventivos
A anemia é uma doença muito frequente em nosso país. Pode ser originada por má alimentação, problemas de origem genética ou como decorrência de outras afecções. Por isso, é recomendável um acompanhamento médico regular, com exames de rotina, e hábitos de vida saudáveis, a fim de garantir uma boa integridade física e mental.
Para a realização de exames laboratoriais, você pode contar com a confiabilidade e tradição do Laboratório Dirceu Dalpino.
Possuímos uma equipe experiente e avançados equipamentos para verificar sua real condição de saúde, fornecendo ao seu médico todas as informações que ele precisa para fechar o diagnóstico com segurança e confiabilidade.
Fontes:
Mayo Clinic
Rev. bras. epidemiol. 22 (Suppl 02) • 2019 •
Ministério da Saúde
MSD Manuals
Comments are closed.