Tire suas principais dúvidas sobre como realizar exames, suas alterações e preparações.
Uma pessoa que tenha triglicérides elevados e faz uma dieta rigorosa às vésperas do exame, poderá ter um resultado falsamente baixo. Já o oposto, ou seja, alguém que tenha triglicérides normais e come feijoada, churrasco gordo e dietas gordurosas em geral, no dia anterior ao exame, poderá ter um resultado alto.
Por isso é recomendável o cuidado com a alimentação antes de se fazer exames.
Para outros exames, aconselhamos o jejum de 8 a 10 horas.
O ideal é coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório, seguindo as instruções de coleta.
Para atender especialmente as crianças, o laboratório tem um setor especial de pediatria com atendentes e colhedores especializados, bem como espaço infantil apropriado.
É aquela que você costuma comer no dia a dia, sem nenhuma alteração.
Eventualmente, com a sua autorização, os resultados poderão ser enviados por e-mail, correio, motoboy, etc.
Mas não são apenas doenças que causam estes desvios. Algumas variáveis consideradas fisiológicas podem resultar em valores aparentemente patológicos. Dentre elas, podemos citar o fato do indivíduo não ter resguardado o tempo ideal de jejum, as variações na dieta, a fase do ciclo menstrual, a prática de atividade física, o stress emocional, o uso de medicamentos, etc. A quebra do jejum, por exemplo, provoca alterações importantes, tais como o aumento dos níveis da glicose e triglicérides, enquanto outras substâncias que são utilizadas no processo metabólico de absorção e digestão, como o fósforo inorgânico, terão suas concentrações diminuídas.
Por outro lado, um tempo de jejum muito prolongado também pode causar variações, como por exemplo, na bilirrubina que pode estar acima dos valores normais em indivíduos que ficam 24 horas sem se alimentar.
A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de 4 horas de jejum para o indivíduo adulto. Crianças e recém nascidos podem ter estes períodos diminuídos ou abolidos, sendo o mesmo procedimento estendido para as situações de emergência.
Assim, salvo indicação do médico, deve-se evitar exercícios antes da colheita de sangue.