A Sexagem Fetal é um teste para determinação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue materno (plasma) após a oitava semana de gestação. Baseia-se na detecção de fragmentos do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe pela técnica de PCR em tempo real.
Como esses fragmentos são exclusivos nos indivíduos do sexo masculino, a presença desta fração no sangue materno, indica a gestação do sexo masculino, enquanto que sua ausência indica uma gestação do sexo feminino.
É um teste não invasivo e possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação. Por outro lado, em alguns casos o resultado pode ser inconclusivo. Isso pode ocorrer devido a limitações técnicas ou possíveis interferentes na amostra. Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra.
Alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina podem inibir o teste, levando também a resultados inconclusivos.
*Jamais suspender o uso do medicamento sem consentimento do médico para a realização deste teste.
* Exame deve ser realizado obrigatoriamente com 8 semanas ou mais de gestação.
* O índice de acerto deste exame não é 100%. Recomendamos confirmação do sexo do bebê por exame de ultrassom antes da compra de enxovais, reformas do quarto do bebê e/ou confraternizações para a revelação do sexo.
Comments are closed.