Sangue na urina. O que pode ser?

Sangue na urina. O que pode ser?A presença de sangue na urina, também conhecida como hematúria, é algo preocupante e que requer rápida consulta a um médico. 

Normalmente, indica algum problema nos rins ou no sistema urinário (ureteres, bexiga ou uretra), como por exemplo: infecções, cálculos (pedras), anormalidades anatômicas ou mesmo determinados tipos de câncer.

Dependendo da quantidade de sangue presente, a urina pode adquirir uma cor rosada, avermelhada ou acastanhada. 

Há casos em que a presença de sangue é imperceptível a olho nu e só é detectada em exames de urina. É a chamada hematúria microscópica.

Causas de sangue na urina

Causas mais comuns

As causas mais comuns de sangue na urina variam conforme a idade do indivíduo. Em geral, são:

  1. Cistite (infecção da bexiga)
  2. Prostatite (infecção da próstata), mais comum em homens acima de 50 anos
  3. Cálculos no trato urinário (pedras nos rins, vesícula etc)
  4. Anormalidades anatômicas congênitas ou adquiridas

Causas menos comuns

São condições menos frequentes, mas ainda sim importantes. São exemplos:

  1. Câncer nos rins, bexiga ou próstata
  2. Aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática)
  3. Distúrbios nos vasos sanguíneos dos rins (conhecidos como distúrbios glomerulares)
  4. Estenoses (cicatrizes ou anormalidades que estreitam os ureteres)

É possível citar ainda outras causas como lesões provocadas por quedas ou acidentes automobilísticos ou ainda esquistossomose e tuberculose. E vale citar que os distúrbios glomerulares podem ser um fator secundário, consequente de outros tipos de doenças como infecção da válvula cardíaca, lúpus eritematoso sistêmico, vasculites ou diabetes.

Exames necessários

Para fechar o diagnóstico, o médico fará perguntas sobre os sintomas e estado físico do paciente, além de verificar seu histórico médicoExames (técnica conhecida como anamnese). Na sequência, fará um exame físico e, a partir daí, indicará os exames laboratoriais necessários.

Normalmente, são solicitados exames de urinálise, para confirmar a presença de sangue e se há alguma evidência de distúrbio de filtração no rim. 

Caso haja indícios ou suspeitas de infecção, uma cultura de urina pode ser novamente solicitada pelo médico.

Em casos mais específicos, com suspeitas de câncer ou outras doenças, o médico pode solicitar exames como cistoscopia (para verificar a parte interna da bexiga), biópsia de rim e exames de sangue para anemia falciforme ou PSA (antígeno específico da próstata)

Tratamento para a presença de sangue na urina

A presença de sangue na urina é um sintoma e não uma doença. Desta forma, o tratamento consiste em resolver a causa do sangramento que, como vimos, pode ser muito variada. O médico em questão indicará o tratamento mais adequada a cada caso. 

Condições não graves

Se a presença de sangue durar menos do que 24 horas, é possível que não haja nada de grave. Afinal, algumas condições podem fazer com que a pessoa urine sangue, ou pareça estar urinando sangue, como por exemplo:

  1. Menstruação
  2. Prática excessiva de exercício físico
  3. Consumo de alimentos avermelhados, como beterraba por exemplo
  4. Consumo de certos remédios anticoagulantes, como a Aspirina (neste caso é prudente verificar com seu médico a dosagem que você está consumindo)

Serviço:

O Laboratório Dirceu Dalpino realiza exames de urina de segunda à sexta-feira, das 06h45 às 16h00 e de sábado, das 07h00 às 10h00. Conta com amplo estacionamento e atendimento personalizado para crianças, além de atendimento prioritário para idosos, mães com bebês de colo e pessoas com deficiência.

Confira as instruções para coleta de urina

Você pode também realizar o pré-cadastro dos seus exames ou fazer a coleta domiciliar (é necessário agendamento)

Fontes:

MSD manuals
Sangue na urina: o que pode ser? – Instituto Mario de Abreu

Comments are closed.